Carapicu










Carapicu (Eucinostomus gula)

Características: Os exemplares da espécie têm até 13 cm de comprimento e peso superior a 80 g. Têm o corpo alongado e um pouco comprimido, com o focinho curto e a boca pequena e relativamente frágil, sendo os olhos grandes em relação ao corpo. A pesca de carapicu é bastante esportiva e ele é bem briguento se pescarmos com material leve.
Onde encontrar: Podem ser encontrados em praticamente todo o litoral brasileiro, geralmente em águas costeiras, onde as estruturas de pedra se juntam com fundos de areia. Habitam águas tropicais e temperadas quentes e costumam ficar na superfície, agrupados em grandes cardumes, permanecendo perto da costa. Não sendo encontrados quando há predominância de correntes frias. A espécie tem preferência por lugares próximos a estuários, praias, costeiras, na coluna d'água, perto de fundos de areia e cascalhos menos turbulentos. Vivem em água abertas em torno de ilhas e baías, e é bastante comum encontrá-los em praias de areia.
Equipamento: A linha vai variar de acordo com o material, o indicado seria 0,14mm, ou 0,16mm que tornaria as fisgadas mais sensíveis. Os anzóis devem ser pequenos, como os modelos maruseigo 10, hansure 10, tinu 08.
Iscas: A isca mais indicada é o camarão, preferencialmente cortado em filés pequenos.
Dicas: Cuidado com a puxada, pois o este peixe possui a boca frágil, e uma puxada mais vigorosa pode rebentar sua boca. Também pode ser usado como isca viva para captura de peixes maiores. Como o carapicu é encontrado em cardumes a meia água, devemos posicionar os anzóis de forma a facilitar a sua captura.



Tags: Peixe, pesca, carapicu, água salgada, pescaria, eucinostomus gula.

2 comentários:

Á melhor isca para carapicu sem dúvida alguma é ele mesmo, não é preciso tirar a pele,cortado em filés e picados em pedacinhos bem pequenos. Se ainda não experimentou...que tal experimentar, você ficara surpreso!!!!
Conheço esta isca desde que tinha 16 anos e olha faz muito tempo isto, estou agora com 67 anos.
Abraços á todos...Espero estar ajudando na captura deste valente peixinho.

Peixinho que é pequeno mas é muito gostoso e é também muito fácil de limpar pois suas escamas saem nas nossas mãos quando o pegamos! Boa sorte e uma ótima pescaria para vcs!

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites