Mangona



Mangona (carcharias taurus)

Características: O tubarão mangona é o maior tubarão de nossas águas, alcança pesos de até 180 quilogramas e alcança mais de 3 metros e comprimento. Este tubarão pertencente à família Odontaspididae é um dos tubarões mais pescados no Brasil.

Onde encontrar: Costuma ter hábitos noturnos e vive de forma solitária, mas pode formar grupos. Pelágico, de águas rasas, principalmente em zonas de arrebentação nas praias e dentro de baías de pouca profundidade. Nos meses mais quentes, preferem águas claras e rasas com profundidade entre 2 e 25 m. Ocorre em todos os oceanos. No Brasil, são mais comuns nas regiões Sudeste e Sul.

Dicas: Esta espécie possui hábitos noturnos e alimenta-se de pequenos peixes, pequenos cações, raias lulas, carangueijos e lagostas.  Para atrair os peixes é comum fazer uma ceva com sangue e pedaços de peixes dilacerados. Muitas vezes ao abocanhar a isca, o tubarão mangona engole rapidamente a mesma, e o anzol acaba fisgando o peixe pelo estômago, o que diminui consideravelmente a briga que ele oferece durante sua captura. É importante ter cuidado no manuseio deste peixe, pois seus dentes podem causar grande estrago.

Curiosidades: Por deslocarem-se devagar na água e por apresentarem um caráter pouco agressivo, estes cações permitem com facilidade a aproximação humana sendo assim, facilmente capturados por pescadores submarinos. Entretanto, os pescadores devem evitar provocá-lo, uma vez que tem grande porte e uma formidável dentição, o que é sempre um perigo em potencial. Esta espécie de cação tem a incomum capacidade de armazenar ar em seu estômago para manter a flutuabilidade.



Tags: Peixe, água salgada, tubarão, mangona, carcharias taurus.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites