Jundiá


Jundiá (Rhamdia spp.)

Características:
Peixe de água doce que pode ser encontrado em praticamente todo o Brasil. Pode se alimentar em todas as horas do dia, mas prefere a noite, notadamente em rios com águas mais transparentes. Parece haver uma distinção comportamental por faixa etária, pois de dia são capturados mais comumente os menores, e à noite os maiores.
Onde encontrar:
Vive em rios com fundo arenoso, próximo à boca do canal onde procura alimento. Pode ser capturado durante todo o ano, preferencialmente em águas barrentas. Quando em repouso, ficam escondidos entre pedras, galhos submersos, tocas, na folharada que se deposita nos locais mais profundos, de água mais lenta.
Equipamento:
Deve-se utilizar equipamento leve, com a isca tocando no fundo.
Iscas:
As melhores iscas são as minhocas, larvas, pedaços de peixe e pedaços de carne.
Dicas:
Procure galhadas submersas e arremesse próximo a elas. Peixes de orientação olfativa andam preferencialmente rente ao fundo e rente às paredes do barranco, com seus bigodes para frente e para os lados, fazendo uma varredura olfativa e tátil nas superfícies. Cuidado faz-se necessário devido aos espinhos nas nadadeiras peitorais.





Tags: Peixe, água doce, pescaria, jundiá.

2 comentários:

oi, gosto muito fe pescar jundia, gostaria de saber sobre iscas. pego muitos com figado bovino mas é muito ruim de iscar
nunca usei carne qual seria mais ideal e como, tipo crua de que tipo. vlw

usa figado de galinha e compra um elastico que tem pra vender em agropecuarias para amarrar fica muito facil iscar com o elastistico.

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites