Seja bem-vindo. Hoje é

Barracuda

Barracuda (Sphyraena barracuda)


Família: Sphyraenidae
Características: A barracuda pode ser encontrada desde canais de mangue até em pleno mar aberto, prefere proximidade a recifes e formações rochosas onde encontra alimento com maior abundância. Peixe dotado de grande maxilar com dentes caninos proeminentes. As maiores espécies podem atingir até 2,5 m de comprimento e pesar até 50 kg.
Hábitos: Bastante comum na costa brasileira, é um predador por excelência, alimentando-se principalmente de peixes menores. Encontrada em alto mar e em áreas costeiras, nas proximidades de recifes de corais, portos, naufrágios e em locais onde se concentram pequenos peixes. As barracudas jovens formam cardumes e as grandes são quase sempre solitárias. É uma espécie voraz e agressiva, ataca qualquer objeto brilhante ou em movimento, sendo, portanto, um peixe muito esportivo.
Curiosidades: Os ataques ao homem registrados ocorreram à maioria em águas turvas, em que as barracudas foram atraídas por objetos brilhantes ou por peixes arpoados e pendentes do cinto de caçadores submarinos. Quando ataca presas maiores do que pode engolir, corta-as ao meio.
Habitat: Encontrada em toda a costa brasileira, com maior freqüência junto a ilhas oceânicas. Pode ser pescado na costeira, em parcéis, estuários e fisgado em praias de tombo ou a partir do segundo canal em praias rasas. Baías com canais definidos orientam sua entrada em águas rasas de fundo arenoso.
Dicas: Iscas do tipo pencil popper, apesar de menos produtivas, rendem ataques inesquecíveis. Fisgue mais de uma vez e sempre com firmeza, pois é um peixe de boca dura e bem provida de dentes. Muito cuidado ao embarcar um exemplar. Seus dentes caninos são afiadíssimos e ele só pára de morder quando morre. Na pesca com isca artificial, não se deve arremessar a isca muito perto da barracuda e, durante o recolhimento, a isca deve ser trabalhada de forma irregular.



Tags: Peixe, água salgada, barracuda, dicas, pesca.

0 comentários:

Postar um comentário

Ocorreu um erro neste gadget

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites