Limpa vidros



Limpa Vidros (Otocinclus affinis)       

Família: Loricarídeos
Temperatura: 20 - 27ºC
pH: 6,2 – 7,5
GH: 5 - 15
Tamanho: 5 cm
Manutenção: Fácil
Agressividade: Pacífico
Tamanho do aquário: 40 litros
Alimentação: Algas, vegetais e ração.
Características: O limpa-vidro alimenta-se basicamente de algas, entretanto é aconselhável que sua alimentação seja complementada com alguma ração de fundo ou vegetal, como por exemplo, pepino, abobrinha ou couve. Esse peixe é muito útil para a qualidade da água e equilíbrio natural do aquário, é um peixe pacífico que se alimenta do limo existente no aquário. Apesar de não ser um animal muito exuberante, sempre é bom mantê-lo no seu aquário, pois como o seu próprio nome diz, ajudará na limpeza dos vidros e conseqüentemente na sua beleza. O limpa-vidro passa a maior parte do tempo fixado nos vidros, pedras ou troncos do aquário. Prefere viver em grupos, entretanto pode ser mantido sozinho, sendo mais indicado para sua adaptação pelo menos 2 exemplares. São peixes bastante recomendados para aquários plantados devido a sua excelente capacidade de deixar os vidros e pedras livres de algas. Recomenda-se a colocação de um tronco no aquário para que o limpa-vidro extraia fibras que auxiliam na sua alimentação. Esse peixes vivem 5 anos, em média. Também é um peixe indicado para aquários comunitários devido a seu temperamento amigável.
Reprodução: O dimorfismo sexual é quase imperceptível, sendo a característica mais marcante o fato das fêmeas serem maiores, mais robustas e mais arredondadas que os machos. A reprodução em aquários é dificilmente conseguida.




Tags: Peixe, limpa vidro, aquário, água doce, otocinclus affinis.

1 comentários:

Tenho um lago com carpas Koi, os cascudos não estão sobrevivendo, acredito que tem pouca alimentação, existem outros peixes que comam ração e também façam o mesmo tipo de trabalho? Esse tipo limpa vidros serviria para esse fim?

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites