Moqueca de traíra sem espinhas

Ingredientes:
1,5 Kg de traíras de tamanho médio;
01 copo de vinagre;
01 copo de óleo de soja ou azeite de oliva;
02 tomates, 01 pimentão, 01 cebola, alho, sal, 01 molhe de coentro, 01 molhe de cebolinha, 03 limões, 01 vidro pequeno de leite de coco, azeite de dendê.

Preparo:
- Tratar as traíras inteiras, (descamar, retirar vísceras, nadadeiras, rabo e cabeça), e lavar com água e bastante limão.
- Temperar as trairas com sal a gosto e deixar descansar por mais ou menos uma hora.
- Colocar as trairas inteiras no fundo da panela de pressão, arrumando-as cuidadosamente em camadas.
- Despejar o copo de óleo de soja / azeite, e acrescentar o copo de água e em seguida o copo de vinagre. Tampar a panela e deixar cozinhar em fogo alto por mais ou menos 25 a 35 minutos. (Uma forma de fazer a verificação se está no ponto é balançando a panela, se sentir que já está secando desligue o fogo logo para se evitar queimá-las).
- Numa outra panela à parte junte os temperos: tomates, pimentão e cebola em rodelas, coentro e cebolinha picados, leite de coco e azeite de dendê e deixe cozinhar por cerca de 05 minutos; em seguida acrescente as trairas pré-cozidas e deixe cozinhar por mais 02 a 03 minutos em fogo brando. Desligue o fogo e bom apetite. Você poderá se deliciar com a moqueca sem medo de se acidentar, pois as espinhas irão amolecer e se dissolver na sua boca.
Dicas - Uma forma de amenizar o sabor azedo causado pelo vinagre é colocando uma colher pequena de açúcar na panela de pressão na hora de cozinhar.
Você poderá comer também as trairas pré-cozidas recheadas no pão como se fosse sardinha enlatada. O sabor é semelhante e é delicioso.

FONTE: Site Cantinho da Pesca

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites