Colunista Luciana Castelan Bastian


EMPREENDER EM VOCÊ


No mundo do trabalho o conceito de empreendedorismo está cada vez mais presente como ideia e postura. Empreender implica em planejar, analisar, criar, fazer, avaliar, crescer. E asssim como no mundo do trabalho, dos negócios, você já pensou na importância de empreender em sua vida? Empreender em você? Sim, porque em nossa vida nós somos os protagonistas, e, executor e produto, estão num mesmo pacote. Para haver um "produto" ele precisa nascer como projeto, como objetivo, e para executá-lo, temos que conhecer os recursos que possuímos e o que falta para atingí-lo. Isso requer observação, e em nosso caso como protagonistas, auto-conhecimento. Reconhecer nossos gostos, nossas facildades e nossas dificuldades tornam mais claros nossos recursos e necessidades de investimentos.
Mais do que idades, vivemos momentos de vida, que exigem mudanças, tanto no contexto pessoal como profissional. Empreender em nossa vida significa fazer escolhas mais conscientes, e perceber que as decisões são diárias e refletem a visão que temos de nós mesmos e do contexto ao nosso redor. A dinâmica pensar-sentir-agir guia boa parte do que empreendemos em nosso dia a dia. Observe como seus pensamentos sobre um fato, uma pessoa, geram determinados sentimentos e determinadas ações. Se este exercício de auto-observação estiver mais presente, você irá fortalecer a "empresa de sua vida", obtendo elementos fundamentais para seus planos de crescimento neste mercado que chamamos "mundo real".


Luciana Castelan Bastian é Psicóloga formada pela UFSC, Especialista em Terapia de Casal e Família pelo Movimento - Instituto de Formação Sistêmica de Florianópolis e em Terapia Cognitivo Comportamental pelo Instituto Catarinense de Terapia Cognitiva, Mestre em Educação e Cultura pela UDESC.

Contato (48) 3028-2890
Luciana Castelan Bastian

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites