Colunista Luciana Castelan Bastian

Comprar, Vender, Mudar: movimentos de vida

Praticamente todos nós vivemos em nosso cotidiano relações de compra e venda, que passam de necessidades básicas à objeto sonhados. Nessas relações está imbutido o trabalho de muita gente, que decide criar, cultivar, investir, aprefeiçoar. Fruto de muito trabalho cada produto nasce dentro de um contexto, que lhe dá um ou mais significados. É nesse encontro de significados que se dão os negócios. Para quem vende, a imagem que deseja passar ao comprador com o produto que oferece. Para quem compra, à que expectativas e sonhos aquele produto responde. Cria-se um jogo, uma dança entre sonhar, querer e poder.

Muitos negócios de compra e venda representam marcos em muitas vidas, como o primeiro carro, a primeira casa, a viagem sonhada, mudanças refletindo momentos de vida. Fruto de escolhas emocionais e racionais, as relações de compra e venda criam realidades e imagens de quem desejamos ser e que sociedade desejamos criar. Então, antes de fechar um negócio, procure conhecer o que você está comprando, qual sua história e que significado terá em sua vida, pois antes de "termos algo" "somos" aquele que escolhe, que elege, por nos identificarmos com a dança de significados que os objetos desempenham em nossos movimentos de vida.

Luciana Castelan Bastian

Luciana Castelan Bastian é Psicóloga formada pela UFSC, Especialista em Terapia de Casal e Família pelo Movimento - Instituto de Formação Sistêmica de Florianópolis e em Terapia Cognitivo Comportamental pelo Instituto Catarinense de Terapia Cognitiva, Mestre em Educação e Cultura pela UDESC.

Contato (48) 3028-2890

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites