Plantas para Aquário

A importância das plantas no aquário


As plantas de aquário produzem oxigénio, absorvem o dióxido de carbono produzido pelos peixes e ajudas á renovação dos detritos orgânicos. É esta a capacidade que permite às plantas contribuírem de uma forma decisiva para a criação de um ambiente estável no aquário.


A produção de oxigénio
Com a ajuda da coloração verde das folhas, a clorofila, as plantas utilizam a luz do sol como fonte de energia. A partir do dióxido do carbono, as partes verdes da planta produzem hidratos de carbono, de que também beneficiam. Através deste fenómeno, a que se chama de fotossíntese, dá-se a libertação de oxigénio, de certo modo também um resíduo desta “assimilação“. Como o oxigénio que nós respiramos é produzido a partir das plantas (com clorofila) e de algas, musgos, fetos, etc, nem os homens nem os outros animais podem viver sem estas. Só depois de se terem desenvolvido as primeiras algas unicelulares com clorofila, há cerca de 2 bilhões de anos e meio a 3 bilhões de anos, é que teve lugar o desenvolvimento de espécies animais. Antes disso, existiam apenas microrganismos e bactérias que sobreviviam com o pouco oxigénio da atmosfera primitiva ou que podiam viver sem ele.


A respiração das plantas:
As plantas não se limitam a assimilar, produzindo assim oxigénio; também respiram. À semelhança dos animais, inspiram oxigénio e expiram dióxido de carbono. A fotossíntese só tem lugar durante o dia, nomeadamente quando as plantas dispõem de iluminação suficiente. Assim, só podem assimilar e produzir oxigénio quando têm luz. No entanto a respiração ocorre continuamente, tanto de dia como de noite.


Outras capacidades das plantas:
-Limpam a água de resíduos orgânicos originados pelas secreções dos peixes e pela a alimentação, que se depositam na água. As substancias azotadas que dai resultam são decompostas pela água e utilizamos como adubo; -Muitas plantas contêm substâncias letais para as bactérias, através das quais transformam a água infestada num ambiente em que os peixes podem viver; -As plantas saudáveis libertam um pouco de oxigénio na região da raiz, permitindo, assim, que o solo do aquário não se deteriore; -Bactérias e pequenas algas, que também contribuem para a limpeza do aquário, depositam-se nas plantas.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites