Pintado



Pintado (Pseudoplatystoma Corruscans)


Características: Peixe de couro com o corpo alongado e roliço, cabeça grande e achatada. A coloração é cinza-escuro no dorso, clareando em direção ao ventre. Espécie de grande porte, pode alcançar mais de 1 metro de comprimento.

Distribuição Geográfica: Bacias Amazônica, São Francisco e Prata.
Ecologia: Espécie piscívora, com preferência para peixes de escamas, mas, em algumas regiões, camarão também é um item importante na dieta. Ocorre em vários tipos de hábitats como poços no canal dos rios, baixios de praias, lagos e matas inundadas. Realiza migrações reprodutiva rio acima a partir do início da enchente. É importante na pesca comercial e esportiva.
Equipamentos: Os equipamentos mais recomendados são do tipo médio/pesado e pesado para os grandes exemplares. As linhas devem ser de 17 a 30 lbs. Os anzóis devem variar dos n° 6/0 a 10/0.
Iscas: É capturado principalmente com iscas naturais de peixes, como sarapós, muçuns, tuviras, lambaris, piaus, curimbatás e minhocuçus. Também podem ser utilizadas iscas artificiais, como plugs de meia água e de fundo, principalmente em lagos, lagoas e nas praias as iscas devem ser trabalhadas bem próximas ao fundo.
Dicas: Os cuidados ao manusear esse peixe devem ser redobrados, por causa dos espinhos das nadadeiras peitorais e dorsal.






Tags: Peixe, água doce, pintado, pesca, pseudoplatystoma corruscans.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites