Espada



Espada ( Xiphophorus helleri)

Origem: México e Guatemala
Temperatura ideal: 20° a 26°
Tamanho: Até 12 cm
Descrição: Estamos em presença de uma espécie extremamente variável quanto à coloração, existindo entre nós infinidades de tipos diferentes. O tipo original é verde-azulado, ventre branco e duas faixas horizontais ao longo do corpo, uma amarela, outra vermelha, ziguezagueando do opérculo até a raiz da cauda. A nadadeira dorsal do macho é cheia de pontinhos vermelhos- as peitorais, ventrais e anal são transparentes. O ponto característico desta espécie é a prolongação dos raios inferiores da caudal do macho, formando uma espada, daí o nome vulgar. O interessante é que o seu nome científico, Xiphophorus, (o que carrega uma espada), não teve sua origem neste aspecto da nadadeira, mas sim por causa do gonopódio do macho. A fêmea é de coloração um pouco menos intensa que a do macho e carece do característico adorno na cauda. Há entre nós inúmeras variedades de coloração nestes peixes, sendo as mais conhecidas: a verde, a vermelha, a vermelho-sangue, a tuxedo, a "wagtail", a dourada, a preta e a albina, em que o peixe se apresenta todo branco-rosado, com os olhos vermelhos por causa da falta de pigmentação.
Hábitos e reprodução: Têm o péssimo hábito de pular fora do aquário, pelo que nunca é demais recomendar o uso da tampa de vidro. São bastante sensíveis ao frio e a doenças. Gostam do aquário bem iluminado. Têm preferência por alimentos vegetais se bem que não enjeitem nenhum tipo de comida. Quando bem tratados dão, cada quarenta dias, uma ninhada que pode ir de trinta a cem filhotes. Como todos os Poecilídeos o seu acasalamento não constitui problema. Basta juntar os dois sexos num aquário, que a natureza cuidará do resto.

2 comentários:

tenho esse peixe "e gostaria de saber o que ele come alem da raçao que suja muita a agua onde eles vivem
nasceu dosi elevinhos qui naoi sei se vao nascer mas

Normalmente a melhor opção para manter a água limpa é uma ração de boa qualidade. Talvez, trocar a marca da ração que você está utilizando seja uma boa alternativa.

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites